A Prefeitura Municipal de Platina informa que nossa cidade está equipada com um sistema de câmeras de monitoramento para garantir a segurança de todos os cidadãos. Recentemente, foi aprovada a Lei Municipal Nº 1.427, de 14 de novembro de 2024, que regula a instalação e utilização dessas câmeras em todas as saídas da cidade entre outros ambientes públicos.
Este sistema de monitoramento é parte de um esforço contínuo para aumentar a segurança pública e coibir ações criminosas. Além das câmeras já instaladas, a prefeitura está trabalhando na instalação de novas câmeras em pontos estratégicos para ampliar a cobertura e proteção.
A iniciativa visa criar um ambiente mais seguro para todos, auxiliando as autoridades na prevenção e investigação de delitos. Contamos com o apoio e compreensão de todos os moradores para o sucesso desta medida.
Segue abaixo algumas duvidas frequentes:
1) Como posso fazer uma requisição de imagem (registro de acidente, furto, assalto etc)?
R. As imagens registradas pelo Sistema de Monitoramento, de acordo com a Lei Municipal N.º 1.427, de 14 de Novembro de 2024, somente serão disponibilizadas por requisições ou solicitações fundamentadas do Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar. Em suma, não há fornecimento de imagens para pessoa física ou jurídica, apenas haverá o fornecimento para as autoridades responsáveis pelo processo investigatório da ocorrência.
2) Quanto tempo o sistema de monitoramento armazena as imagens?
R. O Sistema de Monitoramento possui um banco de dados de armazenamento de 15 (quinze) dias com margem de 10(dez)% a mais e 10(dez)% a menos no volume de dados, após esse período as imagens são reescritas automaticamente apagando o primeiro dia dos 15 subsequentes as gravações diárias.
3) Como faço para entrar em contato com a Central de Monitoramento?
R. Para entrar em contato com a Central de Monitoramento basta mandar um e-mail para monitoramento@platina.sp.gov.br ou whatsapp: 18998074904
Lei Municipal Nº 1.427 - Clique aqui