A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL CRIOU, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE SAÚDE,
O CENTRO DE TRIAGEM DA COVID-19
O centro foi instalado ao lado da nossa Unidade de Saúde, para colocar à disposição da população platinense um espaço exclusivo de atenção aos possíveis casos de coronavírus, além de reduzir significativamente a circulação de pessoas com sintomas leves da doença no posto, colocando em risco os pacientes com outros problemas de saúde que precisam de atendimento médico.
COMO SERÁ O PROTOCOLO DE ATENDIMENTO:
O paciente que apresentar sintomas de COVID-19 deve procurar o Centro de Triagem para atendimento inicial.
Caso o profissional de saúde não identifique quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o paciente será orientado quanto à necessidade de permanecer em isolamento domiciliar até o final dos sintomas, com prescrição de remédio para melhora clínica, como antitérmicos.
Se for caracterizada a SRAG, o paciente será direcionado à UPA de referência do nosso município, para tratamento em leito de enfermaria ou UTI, com suporte clínico de acordo com a necessidade específica.
COMO SERÁ A COLETA DO EXAME RT-PCR:
O exame será realizado por um profissional da saúde no Centro de triagem com hora marcada.
Serão submetidas a exames de RT-PCR em tempo real para diagnóstico de COVID-19: o Amostras coletadas entre o 1º e o 8º dia após o início dos sintomas, quando tratar-se de indivíduo sintomático, na fase aguda da infecção, que atenda a definição de caso de SG ou SRAG.
Todas as amostras com suspeita para COVID-19 serão encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz – Laboratório Central ou seus Centros de Laboratórios Regionais.
O prazo de liberação do exame será de 07(sete) a 10(dez) da entrega da amostra no laboratório executor. Este prazo poderá ser eventualmente estendido, considerando a necessidade de realizar também a pesquisa para Influenza.
COMO SERÁ REALIZADO O MONITORAMENTO:
Um profissional de saúde monitora os casos suspeitos e confirmados de Covid-19, e acompanham a evolução do estado de saúde de cada um deles, além de reforçarem a importância do cumprimento das recomendações médicas.
Em conversa com cada um, acompanhamos como está o estado de saúde, a sintomatologia e verificamos se o isolamento está adequado, e se alguém da família também está com os sintomas.
Em alguns casos, dependendo das circunstâncias, a equipe vai até a casa dos pacientes que testaram positivo para fazer coleta de material também dos familiares, se acaso estes estiverem impossibilitados de vir até o centro por alguma comorbidade.
O paciente é monitorado diariamente até ter alta médica.
Platina