A atual gestão da Secretaria de Saúde do Município de Platina tem garantido à população platinense uma grade completa de medicamentos. A unidade de Saúde possui uma farmácia que conta com aproximadamente 500 (quinhentos) itens e em breve será realizado novo pregão para que 900 (novecentos) itens sejam adquiridos.
A Secretária da Saúde, Helenice do Carmo Oliveira, juntamente com toda sua equipe e com o apoio do Prefeito Municipal, Wagner Roberto de Lima (Vagão) e do Vice-Prefeito Abel Alves da Silva, não tem medido esforços para atender a população. Segundo Helenice, aqueles que necessitam de medicamentos que não constam na grade são analisados pela Assistência Social e após autorização o medicamento é comprado.
Quando há atraso dos medicamentos fornecidos pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, os mesmos são assegurados pela própria Secretaria do Município de Platina. O atraso da entrega dos remédios também pode ocorrer pela ausência de matéria prima nos laboratórios, não sendo desta forma possível obtê-los.
Em visita à Unidade de Saúde do município, a equipe do Coren/SP (Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo), demonstrou satisfação e surpresa com a estrutura e com a grade de medicamentos adquirida. Segundo Helenice, os medicamentos proporcionados à população estão além daqueles obrigatórios. Desta forma, é oferecida ao cidadão platinense uma completa assistência, desde o atendimento médico e odontológico até a distribuição de medicamentos.
Platina é referencia para as cidades da região, pois poucos municípios possuem uma grade de medicamentos tão extensa e completa para atender sua população.
Texto e Fotos: Mariana de Oliveira Turini
Platina