Platina, sábado, 27 de novembro de 2021 Telefone (18) 3354-1171

UNIDADE MOVEL REALIZA EXAMES DE PAPANICOLAU EM PLATINA

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

UNIDADE MOVEL REALIZA EXAMES DE PAPANICOLAU EM PLATINA

O Centro de Saúde de Platina recebeu nesta sexta-feira dia 10 de setembro, uma unidade de prevenção móvel da  AAPC (Associação de Apoio ao Portador do Câncer) para realização e promoção  de exames preventivos de câncer uterino ou popularmente conhecido como papanicolau.

A unidade móvel se instalou no estacionamento do Centro de Saúde, das 9h às 16h.  e realizou uma média de 100 atendimentos.

O objetivo da unidade móvel é alcançar cada vez mais mulheres que não realizam o exame, ou seja, não vão aos postos de saúde muitas vezes por constrangimento, devido a forma que o exame é realizado.

A principal importância do exame Papanicolau, é diagnosticar o câncer de colo uterino precocemente, já que isso aumenta a possibilidade de cura. O principal intuito do exame é diagnosticar o câncer uterino, mas podemos identificar outras DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) e bactérias. Ou seja, a importância do cuidado com a parte ginecológica da mulher.

Há uma variação na incidência do câncer de útero, ou seja, desde 27 anos até os 50 anos. Antigamente tínhamos a partir de 40 e 50 anos, hoje, moças de 27 podem ter o HPV [papilomavírus humano], que é o propulsor do câncer. A relação sexual está acontecendo muito cedo, então se contrai muito cedo também. Muitos casos demoram 10 anos para desenvolver, em outros o câncer aparece muito cedo, pois existem casos de mulheres de 27 anos que já tiraram o útero.

A importância desse tipo de ação, é a prevenção do câncer. Antigamente o câncer uterino matava 12% e hoje com esses exames reduziu a 2%. Pois toda ação preventiva é boa.

Agradecemos o apoio das Agentes Comunitárias de Saúde e da Enfermeira Izabel.