.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda à Sexta das 7:30 às 12:00 e das 13:00 às 16:30 Horas. Telefones: (18) 3354-1171 / 3354-1182

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

Dados Históricos

Imagens Aéreas do Município de Platina
Imagens Aéreas do Município de Platina



O município de Platina, Estado de São Paulo, é uma unidade do território do Estado, com personalidade jurídica de direito publico interno e autonomia, nos termos assegurados pela Constituição Federal. O histórico do município é bem extenso, pois desde o século XIX, tem-se conhecimento de sua existência. O povoado, naquele tempo, denominado SALTINHO DO PARANAPANEMA foi fundado, ao que se propala, pelo sertanista Coronel Francisco Sanches de Figueiredo, proprietário na época de grande latifúndio, que fixou residência na vila que fundou. Sua evolução se deu rapidamente devido ao êxodo de colonizadores que penetravam os sertões em busca de novas terras, localizadas no vasto sertão sudoeste do Estado de São Paulo.

O povoado de Saltinho do Paranapanema, posteriormente Distrito de Paz de Platina, chegou a centralizar todo o comercio da região. Dispunha de dezenas de grandes casas comerciais e tinha fácil meio de comunicação às regiões avançadas, visto que o próprio fundador abriu a Estrada Boiadeira até as barrancas do Rio Paraná. Esta estrada ainda existe, e um trecho corta o município de leste a oeste, ligando-o a Estância Climática de Campos Novos Paulista e Assis.

Em 26 de julho de 1894, pela Lei nº 309, a vila foi elevada a categórica de Distrito de Paz, passando a denominar-se PLATINA, jurisdicionado ao município de Campos Novos do Paranapanema. Em 24 de dezembro de 1915, através da Lei nº 1.478, elevou-se o distrito à categoria de município, tendo sido seu primeiro prefeito, o Capitão Felicíssimo Antonio Pereira. Podemos acrescentar que, nesta primeira fase do município, foram prefeitos os seguintes cidadãos: Antonio Fernandes (até 1922), José Leone (até 1925) João de Souza Martins (nomeado), Nestor de Souza Pereira (nomeado) e Juvenal Piedade (nomeado).

Construía-se a Estrada de Ferro Sorocabana, cujos trilhos avançavam pelo sertão. Por questões políticas e interesses pessoais, o seu traçado foi desviado de Platina. Por esta razão, já que a ferrovia arrastava consigo toda sorte de progresso, Platina entrou em decadência, retornando à categoria de distrito a partir de 1934, tendo nesta oportunidade, perdido parte de seu território para o município de Assis.

Todavia, em 30 de dezembro de 1953, readquiriu a categoria de município, instalando-se em 1º de janeiro de 1955, com seu prefeito eleito Nestor de Souza Pereira.

Registro Histórico do Município

Imagem Histórica do Município de Platina
Imagem Histórica do Município de Platina

Este é um registro do Bar de propriedade do saudoso Domingos Samponi, ao lado o barracão de festa da Paroquia que na época era coberto por sapé.

Amigos e amigas Platinense, se você tem fotos históricas de nosso município que mostra registros antigos que faça parte da história de nosso município, entrar em contato com Adauto Machado para que juntos possamos mostrar a história de Platina para outras pessoas.

Data do Aniversário

Comemora-se o aniversário de Platina em 30 de dezembro pelo fato de se ter readquirido a categoria de município em 30 de dezembro de 1953.

Localização

O município de Platina está situado na zona fisiográfica da Sorocabana.
Suas coordenadas geográficas são:

- 22º 37’ de latitude Sul;
- 50º 12’ de longitude W.Gr

Distância da Capital do Estado: 420 Km

Limites

O município de Platina limita-se ao:

- NORTE com o município de Echaporã e Estância Climática de Campos Novos Paulista;

- SUL com o município de Palmital e Cândido Mota;

- LESTE com o município da Estância Climática de Campos Novos Paulista e OESTE com o município de Assis.

Altitude

A sede do município de Platina está a 370 metros de altitude acima do nível do mar.

Clima

A região é caracterizada por um clima quente com inverno seco. A temperatura varia de 31º a 15º. O período de chuvas vai de outubro a fevereiro, apresentando precipitação pluviométrica de 1.200 mm.

Rio

O município de Platina é banhado pelo Rio Pari Veado, que o corta de norte a sul e deságua no Rio Paranapanema.

Área

O município possui uma área de 327,8 km2.

População

Segundo o Censo IBGE/2000, a população total do município é de 2.867 habitantes, divididos em 2.119 na zona urbana e 748 na zona rural. Desta população, os homens são 1.498 e as mulheres são 1.369. A partir do ano de 2001, instalaram-se em nosso município 03 (três) Assentamentos Rurais na Água do Bebedouro e Pé de Moleque, com cerca de 92 (noventa e duas) famílias.

Atividade Econômica

O município de Platina é essencialmente agrícola. Possui terras férteis, apropriadas a diversas culturas, principalmente ao plantio da cana-de-açúcar, milho, arroz, mandioca, trigo e soja e um vasto plantel de gado bovino de corte e leiteiro. Possui uma destilaria de álcool e aguardente e um laticínio. Possui também a Câmara Municipal e a Prefeitura Municipal, que empregam aproximadamente 200 funcionários.
 

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Platina - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.